necessária uma primeira configuração, que permitirá a conexão, para que se utilize os roteadores do IP 192.168.01 de qualquer fabricante.
Apesar de haver diferenças de nomenclatura e localização das informações no painel de controle para cada modelo de roteador e fabricante, a configuração será possível pois o principal ponto a ser alterado será o ‘’mode’’.
recomendado possuir o manual de instruções ao realizar a configuração.
importante notar que o endereço de configuração que será utilizado será o 192.168.0.1 (com separação por pontos nos números finais).
Normalmente roteadores possuem interfaces amigáveis, para que usuários de qualquer nível de conhecimento possam configurá-lo, no entanto algumas orientações importantes:
- Algumas configurações erradas podem ser corrigidas somente com uma formatação.
- Recomenda-se algum conhecimento prévio para a configuração pelo IP pois erros passados desapercebidos podem fazer com que nada funcione como o esperado.
- Não altere nada sem ter sido solicitado pelo manual ou real necessidade.
- Também é recomendado algum conhecimento do inglês pois grande parte das configurações e termos são nessa língua.
- A configuração de roteador não exige um técnico mas caso não tenha confiança suficiente para realizar esta tarefa procure um profissional técnico especializado.
- Lembre-se de salvar as alterações antes de sair das telas de configuração.
Requisitos para configuração
- Um navegador de Internet confiável instalado no computador ou notebook. Não é recomendado realizar essa configuração em dispositivos móveis (celular, tablet) pelo risco de travamentos durante a configuração.
Login padrão para acesso administrativo
- Login padrão: ‘’admin’’ (digite sem aspas)
- Senha padrão: ‘’admin” (digite sem aspas)
Observações
- Recomendado, por segurança, alterar o login e senha padrão após o primeiro acesso (alguns aparelhos exigem que solicite ao fabricante um novo login).
- Pode variar para primeiras iniciais maiúsculas (Admin) ou até mesmo tudo em branco, bastando clicar em ok.
- O login e senha podem variar de acordo com modelos e fabricantes.
- Verifique as informações (usuário e senha padrão) recomendadas pelo fabricante (em etiqueta embaixo do roteador, ou na embalagem ou nomanual de instruções) para a 1a. conexão ou caso tenha problemas ao tentar conectar, ou ainda contate o proprietário anterior para obtê-las, se for o caso.
- Garanta que há uma conexão de internet;
- Conecte o roteador no modem via cabo (caso não seja modelo 2 em 1);
- Abra o navegador no seu computador ;
- Digite na barra de endereço o endereço IP 192.168.0.1 (com pontos) na forma correta
- Clique Enter;
- Insira o nome de usuário e senha de acesso na caixa de diálogo que se abrirá;
- Clique em prosseguir ou OK;
- Será exibida a interface do programa de configuração do modem.
- Efetue as seguintes alterações:
- Localize a opção do ‘’mode’’;
- Selecione a opção PPPOE;
- Localize o local para configuração e defina o nome da rede wireless;
- Defina uma senha para o acesso ao wireless ou ainda deixá-la em branco, deixando a rede livre sem exigência de senha para utilizá-la.
- Após o registro de uma senha será necessário realizar a tentativa de localização da nova wireless nos dispositivos e quando encontrá-la, inserir a nova senha no dispositivo.
- Caso o dispositivo já estava navegando com essa mesma rede e houve alteração de senha, será necessário localizar a rede e clicar em “esquecer rede” e voltar ao passo um.
- Execute a opção salvar ao modificar itens no painel de configuração, antes de prosseguir para o próximo item (alguns fabricantes exibem apenas a opção “salvar” para todas as alterações efetuadas e não por partes).